Tecnologias de Informação e Comunicação
Caracterização da Disciplina
As Tecnologias da Informação e Comunicação, vulgarmente designadas por TIC, surgem na matriz curricular dos cursos de nível secundário de educação, enquanto formação geral, no sistema educativo português, como consequência, entre outros, de dois vetores fundamentais. O primeiro tem a ver com o consenso que existe na sociedade portuguesa de que hoje, como num futuro próximo, qualquer cidadão que não tenhaum domínio mínimo destas tecnologias é, de facto, um analfabeto funcional, ficando comprometida a sua integração social. O segundo está intimamente ligado ao facto de a estrutura funcional dos modelos de aprendizagem, tradicionalmente vocacionados para uma escola prodomimantemente informativa, estar em franca mutação, centrando-se cada vez mais a ação da escola na gestão da informação e não na sua transmissão, atendendo a que as fontes de informação são cada vez mais plurais e centradas nas TIC.
Neste sentido, a disciplina de Tecnologias de Informação e Comunicação integra a componente de formação sociocultural dos cursos profissionais, por forma a garantir aos jovens a aprendizagem de ferramentas deversificadas nas ótica do utilizar, indispensáveis ao sucesso pessoal e profissional.
Assim, a disciplina de Tecnologias de Informação e Comunicação tem como finalidade:
- Fomentar a disponibilidade para uma aprendizagem ao longo da vida como condição necessária á adaptação a novas situações e à capacidade de resolver problemas no contexto da sociedade do conhecimento;
- Promover a autonomia, a criatividade, a responsabilidade, bem como a capacidade para trabalhar em pesquisa numa perspectiva de abertura à mudança, à diversidade cultural e ao exercício de uma cidadania ativa;
- Fomentar o interesse pela pesquisa, pela descoberta e pela inovação, face aos desafios da sociedade do conhecimento;
- Promover o desenvolvimento de competências na utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação para possibilitar uma literacia digital generalizada, num quadro de igualdade de oportunidades e de coesão social;
- Fomentar a análise crítica da função e do poder das novas Tecnologias de Informação e Comunicação;
- Desenvolver am capacidade de pesquisar, tratar, produzir e comunicar informação, quer pelos meios tradicionais, quer através das novas Tecnologias de Informação e Comunicação;
- Desenvolver capacidade para utilizar, adequadamente, e manipular, com rigor técnico, aplicações informátiocas, nomeadamente em articulação com as aprendizagens e tecnologias específicasdas outras áreas disciplinares;
- Promover as práticas inerentes às normas de segurança dos dados e da informação;
- Promover práticas que permitam lidar, por atencipação, com os condicionalismos a que estão suijeitos os profissionais da área da informática, nomeadamente a ergonomia e a saúde ocular.
Elenco Modular
Módulo | Designação | Duração de referência (Blocos) |
1 | Folha de Cálculo | 40 |
2 | Gestão de Base de Dados | 40 |
3 | Criação de Páginas Web | 40 |