Psicologia e Sociologia

Caracterização das Disciplinas

 

A componente cientifica é constituída, em cada curso profissional, por duas ou três disciplinas que proporcionam uma formação cientifica de base que corresponde, simultaneamente, às exigências de um nível secundário de educação e de uma qualificação profissional de nível 3.

A psicologia e a sociologia, duas áreas estruturadas das ciências, dividindo, equitativamente, uma carga horaria total de 200 horas.

O estudo destas áreas de conhecimento permite a aquisição de instrumentos fundamentais para compreender, por um lado, o comportamento humano, e , por outro, as sociedades contemporâneas – industrializada, multiculturais e em permanente mudança – em especial, a sociedade portuguesa. Desta forma, favorece-se, fomentado o debate de ideias e a tomada de decisões e contribuindo para a formação integral do cidadão.

Assim, a disciplina de psicologia e sociologia visa possibilitar aos alunos o desenvolvimento de conhecimentos, capacidade e atitudes que lhes facilitam a aprendizagem de competências-base associadas às qualificações visadas pelos respetivos cursos. De facto, nuncurso profissional revela-se muito importante a aquisição de uma dimensão instrumental, bem como o desenvolvimento de uma maturidade psicossocial que leva o aluno a melhorar as suas competências relacionais, fundamentais para a compreensão dos contextos organizacionais de trabalho dos futuros técnicos.

Assim,esta disciplina deverá transmitir um conjunto de saberes humanisticos, cientificos e técnicos no sentido de desenvolver as competências dos alunos orientadas, nomeadamente, para uma percepção auto-critica optimizadora das suas capacidades funcionais que lhes permitam quer uma efectiva inserção no mundo do trabalho, quer o exercicio responsável de uma cidadania activa.

Deste modo, consideraram-se finalidades das disciplina:

  • Contextualizar a psicologia e a sociologia no conjunto das ciências humanas.
  • Contribuir para a compreensão de conceitos básicos, para a análise psicológia do comportamento humano e para análise sociológica da realidade social.
  • Perspetivar a psicologia como a ciência que estuda o comportamento em toda a complexidade que é o ser humano.
  • Conhecer a história e osmétodos da psicologia, numa abordagem generalista.
  • Sensibilizar para uma auto-análise critica e para uma análise dos outros num perspectiva flexivel e tolerante.
  • Promover a interiorização de conceitos que conduzam a uma maior maturidade psicológica e social do individuo.
  • Peomover o auto-conhecimento contribuindo para a integração e o desenvolvimentos socioprofissional. 
  • Fomentar a articulação de conhecimentos sobre a realidade social.
  • Mobolizar conhecimentos para analisar a sociedade portuguesa. 
  • Promover a análise das tranformações das sociedades contemporâneas, nomeadamente, da sociedade portuguesa.
  • Desenvolver técnicas de trabalho intelectual do domínio do " aprender a aprender".
  • Promover o gosto pela pesquisa e a utilização de instrumentos diversificados,nomeadamento recorrendo ás novas tecnologias de informação.
  • Desenvolver a capacidade de trabalho indivudual e en grupo.
  • Contribuir para a melhoria do domínio, escrito e oral, da língua portuguesa.
  • Fomentar atitudes e valores de respeito pelas diferenças, solidariedade e cooperação.
  • Promover o exercicio de cidadania acticva .
  • Contribuir para a integração do mundo do trabalho.

Competências a  Desenvolver 

 

Das finalidades e dos conteúdos da disciplina, decorre um conjunto de competências a desenvolver consideradas fundamentais:

  • Revelar conhecimentos cientificos utilizando a linguagem especifica de Psicologia.
  • Mobilizar conceitos psiclógicos para analisar aspectos relevantes do comportamento humano.
  • Estruturar um conjunto coerente de reconhecimentos de psicologia que permita uma auto-valorização.
  • Utilizar a perspetiva da Sociologia na análise da realidade social.
  • Mobilizar conceitos sociológicos para analisar aspetos relevantes da sociedade contemporânea, nomeadamente, da sociedade portuguesa.
  • Utilizar de forma correta a terminologia sociológica.
  • Revelar métodos de estudo e hábitos de trabalho individual e de grupo.
  • Propor planos de trabalho, definindo metodologias e recursos, concretizá-los e avaliá-los, em termos de processos e de produtos.
  • Utilizar corretamente a lingua portuguesa na expressao oral e escrita.
  • Estruturar respostas com correção formal e de conteúdo.
  • Recolher, selecionar e integrar documentos de diversos tipos (textos de autor, quadros e gráficos estatisticos, audiovisuais, etc.).
  • Elaborar pequenas análises e sinteses de decomentos.
  • Apresentar comunicações orais recorrendo a suportes diversificados de aresentação da informação.
  • Demonstrar espirito criativo e de abertura dos direitos humanos.
  • Revelar atitudes de compreensão e de respeito pelas diferenças étnicas, culturais e religiosas.
  • Revelar empenhamento na defesa dos direitos humanos.
  • Desenvolver atitudes de responsabilização e integração pessoal e social numaperspectiva de cidadania ativa.

Elenco Modular

 
Número Designação Duração de
referência
(horas)
P1 Descobrindo a Psicologia 21
P2 O Desenvolvimento Humano 24
P3 Processos cognitivos, Emocionais e Motivacionais 21
P4 Processos Relacionais e Comportamento Profissional 33
S1 Descobrindo a Sociologia 18
S2 Sociedade e Indivíduo 24
S3 Viver em Sociedade 24
S4 A Sociedade Contemporânea 33