Matemática
Caracterização da disciplina
O ensino da Matemática participa, pelos princípios e métodos de trabalho praticados, na educação dos jovem para a autonomia e solidariedade, independência empreendedora, responsável e consciente das relações em que está envolvido e do ambiente em que vive.
Genericamente, a Matemática é parte imprescindível da cultura humanística e científica que permite ao jovem fazer escolhar de profissão, ganhar flexibilidade para se adaptar a mudanças tecnológicas ou outras a sentir-se motivado para continuar a sua formação ao longo da vida.A Matemática contribui para a construção da língua com a qual o jovem comunica e se relaciona com os outros, e para a qual a Matemática fornece instrumentos de compreensão mais profunda, facilitando a seleção, avaliação e integração das mensagens necessárias e úteis, ao mesmo tempo que fornece acesso a fontes de conhecimento científico a ser mobilizado sempre que necessário.
Finalmente, a Matemática é uma das bases teóricas essenciais e necessárias de todos os grandes sistemas de interpretação da realidade que garantem a intervenção social com responsabilidade e dão sentido à condição humana.
São finalidades desta disciplina:
- Desenvolver a capacidade de usar a Matemática como instrumento de interpretação e intervenção no real;
- Desenvolver a capacidade de selecionar a Matemática relevante para cada problema da realidade;
- Desenvolver as capacidades de formular e resolver problemas, de comunicar, assim como a memória, o rigor, o espírito crítico e criatividade;
- Promover o aprofundamento de uma cultura científica, técnica e humanística que contitua suporte cognitivo e metedológico tanto para a inserção plena na vida profissional como para o prosseguimento de estudos;
- Contribuir para uma atitude positiva face à Ciência;
- Promover a realização pessoal mediante o desenvolvimento de atitudes de autonomia e solidariedade;
- Criar capacidades de intervenção social pelo estudo e compreensão de problemas e situações da sociedade atual e bem assim pela discussão de sistemas e instâncias de decisão que influenciam a vida dos cidadãos , participando desse modo na formação para uma cidadania ativa e participativa.
Competências a Desenvolver
Para desevolver a competência matemática consideram-se os seguntes pricípios fundamentais.
1. No ensino que parte de propostas de trabalho relevantes e com significado para os estudantes dos diversos cursos, a mediação do professor é um dos processos essenciais na estruturação das aprendizagens significativas e no desenvolvimento da competência matemática dos estudantes.Disponibilizando as ferramentas matemáticas necessárias e participando na organização das ideis, com este tipo de ensino desenvolve-se a capacidade de utilizar a Matemática na interpretação e intervenção na realidade.A análise de situações da vida real, a identificação de modelos matemáticos que permitam a sua interpretação e resolução, a seleção de estratégias para resolver problemas, a formulação de hipóteses e previsão de resoltados são orientações que contribuem para a formação de estudantes que manifestem vontade de aprender e gosto pela pesquisa.Neste âmbito há oportunidade para apreciar o contributo da Matemática para a compreensão e resolução de problemas do homem através do tempo.
2. Aprendizagem baseada no trabalho autônomo sobre as situações (que podem apresentar vários níveis de resolução) e em atividades que aprofundem os conceitos introduzidos no decurso dos trabalhos, contribui para o desenvolvimento da autoconfiança dos estudantes criando-lhes oportunidades para se exprimirem, fundamentarem as suas opiniões e relevarem espírito crítico, de rigor e confiança nos seus raciocínios.
3. A participação da Matemática no desenvolvimento das competências profissionais contribui para o desenvolvimento da comunicação ( dos conceitos, raciocínios ou das ideias) com clareza e progressivo rigor lógico. A definição de trabalhos de grupo, de acordo com as motivações dos estudantes, propicia o desenvolvimento do espírito de tolerância, de cooperação, do respeito pela opinião dos outros e a aceitação das diferentes, e pode contribuir para o desenvolvimento de interesses culturais e do gosto pela pesquisa.
Número | Designação | Duração de referência ( Horas) |
A1 | Geometria | 36 |
A2 | Funções Polinomiais | 36 |
A3 | Estatistica | 27 |