Expressão Plástica
Caraterização da Disciplina
A disciplina de Expressão Plástica integra o plano curricular do Curso Profissional de Apoio à Infância, com uma carga horária de 360 horas, a desenvolver ao longo dos três anos de formação.
É uma disciplina de teor prático, proporcionando aos alunos um leque de atividades que podem e devem ser utilizadas junto das crianças em idade pré-escolar e 1º ciclo. Contempla a elaboração de recursos passíveis de serem utilizados o âmbito da sua futura atividade, contribuindo para o desenvolvimento global da criança. Permite a descoberta e o desenvolvimento da criatividade do futuro profissional, bem como o conhecimento de diversas formas de expressão plástica, através da exploração de inúmeras técnicas e materiais possíveis de utilizar.
Compretências a Desenvolver
Neta disciplina pretende-se que o aluno desenvolva as seguintes competências:
- Reconhecer a importância das artes visuais como valor cultural indispensável ao desenvolvimento do ser humando;
- Relacionar as diferentes manifestações das artes visuais e o seu contexto histórico e sócio cultural de âmbito nacional e internacional;
- Reconhecer e valorizar as diferentes formas artísitcas;
- Utilizar diferentes meios expressivos de representação;
- Realizar produções plásticas utilizando os elementos da comunicação e da forma visual;
- Utilizar diferentes tecnologias da imagem e na realização plástica;
- Interpretar os significados expressivos e comunicativos das artes visuais e os processos subjacentes à sua criação;
- Reconhecer a permanente necessidade de desenvolver a criatividade de modo a integrar novos saberes;
- Desenvolver o sentido de apreciação estática e artística do mundo recorrendo a referências e a experiências no âmbito da expressão plástica;
- Compreender mensagens visuais expressas em diversos códigos;
- Desenvolver as capacidades de observação, de expressão de comunicação.
- Promover métodos de trabalho individuais e colaborativo, observando principios de convivência e cidadania;
- Desenvolver a consciência histórica e cultural a sua disseminação;
- Desenvolver o espírito crítico face a imagens e conteúdos madiatizados a adquirir, com autonomia, capacidades de resposta superadoras de estereótipos face ao meio envolvente.
Elenco Modular
Número | Designação | Duração de referência (horas) |
1 | Linguagem Plástica / Elementos Estruturais | 30 |
2 | Expressão e Práticas de Representação Livre | 30 |
3 | Recursos e Materiais Alternativos | 30 |
4 | Património Cultural, Artístico e Artesanal | 30 |
5 | Expressão Plástica Bidimensional | 36 |
6 | Expressão Plástica Tridimensional | 36 |
7 | Práticas de Representação Aplicada I | 24 |
8 | Oficina - O Processo Criativo I | 24 |
9 | Tecnologia da Imagem e Comunicação Visual | 36 |
10 | Artes do Espetáculo | 36 |
11 | Práticas de Representação Aplicada II | 24 |
12 | Oficina - O Processo Criativo II | 24 |