Psicologia e Sociologia

Caracterização das Disciplinas
A componente cientifica é constituída, em cada curso profissional, por duas ou três disciplinas que proporcionam uma formação cientifica de base que corresponde, simultaneamente, às exigências de um nível secundário de educação e de uma qualificação profissional de nível 3.
A psicologia e a sociologia, duas áreas estruturadas das ciências, dividindo, equitativamente, uma carga horaria total de 200 horas.
O estudo destas áreas de conhecimento permite a aquisição de instrumentos fundamentais para compreender, por um lado, o comportamento humano, e , por outro, as sociedades contemporâneas – industrializada, multiculturais e em permanente mudança – em especial, a sociedade portuguesa. Desta forma, favorece-se, fomentado o debate de ideias e a tomada de decisões e contribuindo para a formação integral do cidadão.
Assim, a disciplina de psicologia e sociologia visa possibilitar aos alunos o desenvolvimento de conhecimentos, capacidade e atitudes que lhes facilitam a aprendizagem de competências-base associadas às qualificações visadas pelos respetivos cursos. De facto, nuncurso profissional revela-se muito importante a aquisição de uma dimensão instrumental, bem como o desenvolvimento de uma maturidade psicossocial que leva o aluno a melhorar as suas competências relacionais, fundamentais para a compreensão dos contextos organizacionais de trabalho dos futuros técnicos.
Assim,esta disciplina deverá transmitir um conjunto de saberes humanisticos, cientificos e técnicos no sentido de desenvolver as competências dos alunos orientadas, nomeadamente, para uma percepção auto-critica optimizadora das suas capacidades funcionais que lhes permitam quer uma efectiva inserção no mundo do trabalho, quer o exercicio responsável de uma cidadania activa.
Deste modo, consideraram-se finalidades das disciplina:
- Contextualizar a psicologia e a sociologia no conjunto das ciências humanas.
- Contribuir para a compreensão de conceitos básicos, para a análise psicológia do comportamento humano e para análise sociológica da realidade social.
- Perspetivar a psicologia como a ciência que estuda o comportamento em toda a complexidade que é o ser humano.
- Conhecer a história e osmétodos da psicologia, numa abordagem generalista.
- Sensibilizar para uma auto-análise critica e para uma análise dos outros num perspectiva flexivel e tolerante.
- Promover a interiorização de conceitos que conduzam a uma maior maturidade psicológica e social do individuo.
- Peomover o auto-conhecimento contribuindo para a integração e o desenvolvimentos socioprofissional.
- Fomentar a articulação de conhecimentos sobre a realidade social.
- Mobolizar conhecimentos para analisar a sociedade portuguesa.
- Promover a análise das tranformações das sociedades contemporâneas, nomeadamente, da sociedade portuguesa.
- Desenvolver técnicas de trabalho intelectual do domínio do " aprender a aprender".
- Promover o gosto pela pesquisa e a utilização de instrumentos diversificados,nomeadamento recorrendo ás novas tecnologias de informação.
- Desenvolver a capacidade de trabalho indivudual e en grupo.
- Contribuir para a melhoria do domínio, escrito e oral, da língua portuguesa.
- Fomentar atitudes e valores de respeito pelas diferenças, solidariedade e cooperação.
- Promover o exercicio de cidadania acticva .
- Contribuir para a integração do mundo do trabalho.

Competências a Desenvolver
Das finalidades e dos conteúdos da disciplina, decorre um conjunto de competências a desenvolver consideradas fundamentais:
- Revelar conhecimentos cientificos utilizando a linguagem especifica de Psicologia.
- Mobilizar conceitos psiclógicos para analisar aspectos relevantes do comportamento humano.
- Estruturar um conjunto coerente de reconhecimentos de psicologia que permita uma auto-valorização.
- Utilizar a perspetiva da Sociologia na análise da realidade social.
- Mobilizar conceitos sociológicos para analisar aspetos relevantes da sociedade contemporânea, nomeadamente, da sociedade portuguesa.
- Utilizar de forma correta a terminologia sociológica.
- Revelar métodos de estudo e hábitos de trabalho individual e de grupo.
- Propor planos de trabalho, definindo metodologias e recursos, concretizá-los e avaliá-los, em termos de processos e de produtos.
- Utilizar corretamente a lingua portuguesa na expressao oral e escrita.
- Estruturar respostas com correção formal e de conteúdo.
- Recolher, selecionar e integrar documentos de diversos tipos (textos de autor, quadros e gráficos estatisticos, audiovisuais, etc.).
- Elaborar pequenas análises e sinteses de decomentos.
- Apresentar comunicações orais recorrendo a suportes diversificados de aresentação da informação.
- Demonstrar espirito criativo e de abertura dos direitos humanos.
- Revelar atitudes de compreensão e de respeito pelas diferenças étnicas, culturais e religiosas.
- Revelar empenhamento na defesa dos direitos humanos.
- Desenvolver atitudes de responsabilização e integração pessoal e social numaperspectiva de cidadania ativa.

Elenco Modular
Número | Designação | Duração de referência (horas) |
P1 | Descobrindo a Psicologia | 21 |
P2 | O Desenvolvimento Humano | 24 |
P3 | Processos cognitivos, Emocionais e Motivacionais | 21 |
P4 | Processos Relacionais e Comportamento Profissional | 33 |
S1 | Descobrindo a Sociologia | 18 |
S2 | Sociedade e Indivíduo | 24 |
S3 | Viver em Sociedade | 24 |
S4 | A Sociedade Contemporânea | 33 |