Português
Caraterização da Disciplina
A Disciplina de Português integra-se na Componente de Formação Sociocultural sendo, por isso, comum a todos os cursos.Visa a aquisição de um corpo de conhecimentos e o desenvolvimento progressivo de competências que capacitem os jovens para a reflexão e o uso da língua materna.Assim, a aula de Português deve desenvolver os mecanismos cognitivos essenciais ao conhecimento explícito da língua nem como incentivar uma comunicação oral e escrita eficaz, preparando a inserção plena do aluno na vida social e profissional, promovendo a educação para a cidadania, contribuindo para a formação de um bom utilizador da língua, habilitando-o a ser um comunicador com sucesso e um conhecedor do seu modo de funcionamento, sujeito que se estrutura, que constrói a sua identidade através da linguagem para poder agir com e sobre os outros, interagindo.
Esta disciplina permitirá também que, no final do curso, o aluno seja capaz de interagir, oralmente e por escrito, receptiva e produtivamente de forma adequada, nas situações de comunicação dos domínios gregário, transaccional e educativo, fundamentais para a integração plena na sociedade, nomeadamente na resolução de questões da vida quotidiana.
Saber ouvir e compreender e saber expressar as suas opiniões, receios, vontades, sentimentos é vital para assegurar uma boa participação na sociedade em que estamos inseridos. Importa, pois, educar para a compreensão mútua entre interlocutores, condição primordial do agir comum. Neste sentido, reveste-se de particular importância promover a produção de textos orais e escritos adequados aos contextos comunicativos em que eles se realizam, tendo em consideração todos os elementos intervenientes, designadamente os referentes a espaços interlocutores, tipos de textos, realizações linguísticas e estratégias de comunicação.
A aula de Português deve ser, pela específicidade, um espaço de tranversalidade cultural e linguística, na sua condição de suporte estruturalmente integrado nos outros saberes.Exige, pois, um investimento significativo na promoção de situações de aprendizagem que efectivamente desenvolvam os conhecimentos e as aptidões linguísticas dos alunos e aperfeicoem técnicas e instrumentos conseguidos numa perspetiva miltidimensional, integradora e transdisciplinar.
A aula de língua materna deve ser, fundamentalmente orientada para a consciência e fruição integral da língua.
Competências a Desenvolver
As competências nucleares da disciplina são as seguintes: Compreensão Oral, Expressão Oral, Expressão Escrita, Leitura e Funcionamento da Língua. O programa desenvolve-se em torno destas competências e da interacção que elas estabelecem com a competência de comunicação, a competência estratégica e formação dos alunos para a cidadania, tranversais ao curriculo.
O desenvolvimento das competências nucleares, necessário á formação das alunos para uma cidadania plena,pressupõe e exige um conhecimento meta linguístico, uma consciência linguística e uma dimensão estética da linguagem e assenta no modelo de comunicação, entendendo enquanto ação, com duas competência em interação:a de comunicação e a estratégica.
A competência de comunicação compreende as competências linguísticas,discursiva/textual, sociolinguística e estratégica.A escola deverá promover, no âmbito da conciência linguística, o conhecimento do vocabulário, da morfologia, da sintaxe e da fomologia/ortografia;
No respeito a competência discursiva/textual, o conhecimeto das converções que subjazem á produção de textos orais ou escritos que cumpram as propriedades, quanto á competênvcia sociolinguística, o conhecimento das regras sociais e intepretar os elementos linguísticos e discursivos/textuais;em relação á competência estratégica, o uso de mecanismos de comunicação verbais ou não verbais como meiso compensatórios para manter a comunicação e produzir efeitos retóricos.
A competência estratégica, tranversal ao curriculo, envolve saberes procedimentos e contextuais(saber como se faz, onde, quando e com meios) fazem do aluno um sujeito activo e progressivamente mais autónoma no processo de construção das próprias apendizagens. a escola deve proporcionar conhecimentos de processos de consulta e pesquisa em vários suportes ( incluindo a internet); conhecimentos de processos de organização da informação (apontamentos por palavras-chaves, frases curtas; resumos; esquemas e mapas) ; conhecimentos de elaboração de ficheiros conhecimentos sobre a utilização de instrumentos de análise, processadores de texto e basa de dados,correio electronico e produção de registos e vídeo.
A formação dos alunos para a cidadania, competencia transversal ao currículo, é tambem uma competência do português, ja que a sua inserção plena e consciente como cidadão passa por uma compreensão e produção adequadas das funções instrumentais, reguladora, interaccional, heurística e imaginativa da linguagem. A tomada de consciência da personalidade própria e dos outros, a participação na vida da comunidade, o desenvolvimento de um espirito crítico, a construção de uma identidade pessoal, social e cultural instituem-se como eixos fundamentais nesta competência. Estes factosres implicam a promoção de valores e atitudes conducentes ao exercicio de uma cidadania responsavel num mundo em pernanente mutação, onde o indìfviduo deve afirmar a sua personalidade sem deixar de aceitar e respeitar a dos outros, conhecer e reivindicar os seus direitos, sem deixar de conhecer e cumprir os seus deveres. Trata-se, em suma, de levar o individuo-alunos a saber viver bem consigo e com os outros.

Elenco Modular
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Número |
Designação |
Duração de referência |
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1 |
Textos de Carácter Autobiogràfico |
30 |
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2 |
Textos Expressivos e Criativos e Textos Poéticos |
24 |
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3 |
Textos dos Media l |
24 |
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4 |
Textos Narrativos/descritivos l |
27 |
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5 |
Textos dos Media ll |
21 |
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6 |
Textos Argumentativos |
27 |
|
7 |
Textos de Teatro l |
24 |
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8 |
Textos Narrativos/Descritivos e Textos Liricos |
36 |
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9 |
Textos Liricos |
24 |
|
10 |
Textos Éticos e Textos Èpicos-liricos |
36 |
|
11 |
Texto de Teatro ll |
21 |
|
12 |
Textos Narrativos/ Descritivos ll |
24 |

